segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Fazendo a lição de casa

Há algum bom tempo eu tenho visto uns "step-by-step" (Toda vez que eu falo isso, vem a maldita música do "New Gays On The Block") da vida ou aqueles videos onde algum artista mostra sua pintura desde o começo, numa versão "speed-painting".
Tanto eu qto o Scarpitti já filmamo-nos fazendo uma ilustração dos dois, desde o esboço até a colorização no computador em 4 mãos.
O vídeo passou no DVD da festa de 2005 em Piracicaba.
Mas ainda quero fazer um completão... desde o surgimento da idéia até a publicação no Jornal.
Enqto o tempo e a paciência não colaboram, pra matar a MINHA PARTICULAR vontade e meu tempo de ócio criativo, segue um "mini passo-a-passo" que eu bolei seguido de um tutorial basicão:

PASSO UM: ESBOÇO


Todas minhas ilustrações são feitas a lapiseira. Eu uso uma Pentel P207 0.7mm, com grafite azul (da Pentel tbm). Ela me acompanha há anos e eu não conheço nenhuma lapiseira melhor que a da Pentel. Ao menos, custo-benefício.
Nessa versão, para melhor visualização, eu converti a imagem digitalizada em tons de cinza e ajustei os níveis.

PASSO DOIS: DELINEAMENTO


Bom, eu conheço por esse nome. Se existir um "oficial super técnico imprescindível" melhor que esse, me avisem. É a etapa onde aquele monte de rabiscos do esboço e aqueles riscos de guia começam a tomar forma. Eu não tenho muito saco nessa parte para ir fazendo coisinha por coisinha, então ja fecho a arte a lapis nessa etapa de uma vez.

PASSO TRÊS: ARTE-FINAL


A arte final é a etapa final da ilustração em preto-e-branco, como o próprio nome diz. É onde qualquer cagadinha, você joga fora todo aquele trabalho a lápis. E sim, eu já perdi muito desenho por merdas que fiz. Hoje, o computador me ajuda muito nisso. É raro nessa etapa alguma tira não ter um dedinho dele. Nesse caso, eu não ajustei nada... ok vai, só o preto chapado. Tá bom... eu sumi com os traços azuis também. E deixei a imagem mais escura! Pronto!
O material varia muito. Depende do tamanho da arte, do nível de detalhes. Nesse caso usei uma hidrográfica que raramente uso, mas gosto muito: a Office Pen ponta média da Pilot. É bem barata e raramente espana a ponta dela. Pra quem gosta de fazer uns rabiscos rápidos, recomendo sim.

PASSO QUATRO: COLORIZAÇÃO


Todos os créditos (salvo raras exceções) das cores nas tiras são de Bill Scarpitti. a gente já dividiu muita coisa na arte, mas as cores são sempre dele. Claro que esse desenho é inteiramente meu, então a cor também. Bill Scarpitti pinta no software Painter. Eu gosto do Photoshop. Nessas cores eu usei um pincel molhado de espessuras variadas. Técnica? Pintar sem maiores pretensões. O segredo tanto meu quanto de Bill é caprichar nos volumes e pinceladas, mas de forma despretensiosa. Fica parecendo pintura de criança, bem livre, solta.

PASSO CINCO: BALÕES E TEXTOS

Novos créditos para Mr. Scarpitti. Nas tiras isso é realmente mais complicado e prefiro deixar explicações mais detalhadas e completas quando tiver a oportunidade de comentar nos quadrinhos. Aqui não teve muito segredo. Outra coisa que eu e Bill temos em comum é de fazermos os balões e os textos em softwares vetoriais. Ele prefere o popular Corel Draw, mas eu não abandono meu Illustrator CS3 por nada.
E a arte fica pronta assim:



É isso ae macacada, e até o próximo post. Ou tutorial. :))

Nenhum comentário: